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GPS |
O
mais avançado e moderno sistema de posicionamento.
A partir de sinais enviados pelos vários satélites
do sistema, este aparelho pode determinar com grande precisão
um ponto. Os russos têm o GLONASS enquanto o GALILEU
será em 2008 o sistema europeu. |
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Inclinômetro |
O
nome diz quase tudo. Com este instrumento verificamos
a inclinação lateral de um barco. |
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Kamal |
Instrumento
composto por uma tábua e um fio com vários
nós usado pelos pilotos árabes do Índico
para medir a altura dos astros. |
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Loran |
Abreviatura
de Long Range Navigation, que é um sistema de localização
do tipo hiperbólico que tem por base a medida do
intervalo de tempo com que são recebidos sinais
sincronizados por estações terrestes. |
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Meteorológicos
(Barômetro, Catavento, Higrômetro, Termômetro) |
Em
navegação a previsão das condições
do tempo é de extrema importância. Nos barcos
à vela a direção e intensidade do
vento são primordiais para se poder tirar o maior
rendimento possível. Estes instrumentos ajudam
não só durante a navegação
mas também na previsão. |
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Nocturlábio |
Instrumento
que se destinava a ler a hora recorrendo ao movimento
das estrelas. |
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Octante |
Foi
o primeiro instrumento de dupla reflexão. A partir
de uma ideia de Robert Hooke, em 1731 John Hadley apresentou
este instrumento capaz de ler ângulos até
90º. |
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Óculo
ou Luneta |
Foi
Galileu que no séc. XVII aperfeiçou a luneta
e mostrou a sua utilidade. Se bem que usado primeiramente
para observações astronômicas foi
rapidamente adotado noutras áreas e claro na navegação.
Parece que a primeira foi fabricada em Itália em
1590 por um fabricante de lentes. |
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Odômetro |
Aparelho
que permite medir a velocidade do barco sobre a água. |
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Prumo |
Serve
para medir a altura da maré e para saber o tipo
de fundo. |
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Quadrante |
Mais
antigo que o astrolábio o quandrante náutico
também servia para tomar alturas do astros. |
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Radar |
É
um aparelho que emite ondas que são depois refletidas
num objeto e detectadas por um receptor. Este mede o intervalo
de tempo entre a emissão e recepção
do sinal calculando assim a distância até
ao objeto. |
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Roteiro |
É
também um auxiliar à navegação
e contém informação sobre uma área,
tal como ventos, correntes, marés, perigos variados,
etc. |
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Sextante |
Aperfeiçoamento
do octante, este aparelho, ao contrário daquele,
consegue ler ângulos até 120º. |
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Sonda |
As
sondas eletrônicas além da altura da maré
já permitem também obter uma visão
tridimensional do fundo. |
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Star
Finder ou Identificador de Estrelas |
Composto
por um ou vários discos para uma gama de latitudes,
a norte e sul, mostra-nos as posições das
estrelas no céu para qualquer hora do dia e periodo
do ano. |
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Tabela
de Marés |
Pode-se
considerar uma ajuda à navegação
e permite prever e calcular as alturas da maré
para uma determinada hora e local. Lembremo-nos que as
amplitudes, dependendo do local, podem variar até
cerca de 15 metros. |
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Tabelas
Náuticas ou Almanaque |
Estas
tabelas são editadas anualmente e têm informação
sobre alguns astros (Sol e estrelas mais importantes,
Lua e planetas) para todos os dias e horas do ano, informação
essa essencial para o cálculo do ponto a partir
da hora e altura do astro medido. |
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Tábuas
de levar as estrelas |
Antigo
instrumento que os chineses usaram em navegação
para se orientarem pelas estrelas. |
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Taxímetro |
Este
aparelho permite tirar azimutes relativamente à
direcção do navio. Normalmente está
graduada de 0º a 180º alinhando o 0 com a proa
do navio. |
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Telemetro |
Instrumento
óptico que serve para medir distâncias. Conhecendo
a distância entre dois pontos os ângulos formados
para o terceiro permitem geométricamente obter
a distância a este último. |