Os Instrumentos Náuticos - Parte 1

     Os instrumentos náuticos são uma peça fundamental na arte de navegar. A sua finalidade é básicamente obter a posição da embarcação de modo a permitir uma navegação segura. Outros são apenas auxiliares ou complementares desses instrumentos não sendo por isso de desprezar.

     Ainda hoje em dia há quem tenha de recorrer a essas "relíquias", não só como distração de bordo, mas também como recurso perante as avarias e falibilidade da moderna aparelhagem.

Ampulheta
     Relógio de areia constituído por dois recipientes cônicos de vidro unidos pelo vértice de modo a deixarem correr a areia de um recipiente para o outro num determinado período de tempo.

  Anemómetro
     Ou Anemógrafo é um aparelho que serve para medir a intensidade do vento.

Astrolábio
     O astrolábio marítimo era usado para determinação da altura dos astros sobretudo a do Sol. Feito em ferro, a rodela graduada era suspensa por um anel e apontado pela alidade de modo a poder-se tomar a altura deste.

  Balestilha
     Usado para medir a altura dos astros era composto por uma vara de secção quadrada onde deslizava uma outra na perpendicular. Entre nós só as estrelas eram medidas com este instrumento sendo o Sol tomado com o astrolábio.

Barquinha
     Aparelho destinado a medir a velocidade de um barco. Um setor de madeira preso por um cabo que, marcado com nós espaçadamente, deixava-se correr por um determinado periodo de tempo. Daí o name de nó atribuído à unidade de velocidade de uma embarcação.

  Binóculo
     No século XVII o padre Reitha, um investigador alemão, uniu duas lunetas a que chamou binóculo. Hoje em dia são acrescentados prismas e azoto de modo a melhorar-se a qualidade da luz que atravessam as lentes, havendo mesmo tipos de binóculos onde não é preciso fazer sequer a focagem do objecto.

Bússola
     Não se sabe bem a origem mas pensa-se que a sua utilização na Europa veio através dos Árabes que tiveram conhecimento dela a partir dos Chineses.

Bússola Solar
     Usada pelos Vikingues para orientarem os seus «knarr», este disco em madeira tinha pequenas incisões nos bordos e uma haste vertical ao centro.

  Carta Náutica (Compasso, Esquadro, Réguas Paralelas)
     Desde os Portulanos até às modernas cartas digitais o objetivo é o mesmo. Conhecer as áreas de navegação, costas, portos de abrigo e distâncias entre pontos. Usando alguns instrumentos associados traçam-se os rumos, calculam-se distâncias e marca-se o ponto.

Cronômetro Marítimo
     Íntimamente ligado ao problema da longitude o cronômetro, foi apresentado por John Harrison em 1735 e permitiu finalmente meios para a obtensão da longitude no mar.

  Decca
       Sistema hiperbólico de radiolocalização constituído por um grupo de estações que emitem com rigoroso sincronismo de fases, na mesma frequência.

  Diário de Bordo
     Não será própriamente um instrumento mas um precioso e indispensável auxiliar de navegação onde os registos aí anotados permitem não só refazer um rumo ou uma posição como também a história da viagem e da vida a bordo.

  Giroscópio
     Aparelho que contém um sólido ao qual se imprime uma grande velocidade em torno de um eixo suspenso num sistema do tipo Cardan permitindo conservar invariável a direção desse eixo em movimento. Foi, entre outros instrumentos, usado na bússola-giroscópia.

Porto Turístico Spadim
Rod. David Eid, Acesso Recanto Dourado. Lins-SP | Brazil - CEP: 16400-000
URL: http://www.spadim.com.br | Fone: (11) 6300-9821