Os Instrumentos
Náuticos - Parte 1
Os
instrumentos náuticos são uma peça
fundamental na arte de navegar. A sua finalidade é
básicamente obter a posição da embarcação
de modo a permitir uma navegação segura. Outros
são apenas auxiliares ou complementares desses instrumentos
não sendo por isso de desprezar.
Ainda hoje em dia há
quem tenha de recorrer a essas "relíquias",
não só como distração de bordo,
mas também como recurso perante as avarias e falibilidade
da moderna aparelhagem.
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Ampulheta |
Relógio
de areia constituído por dois recipientes cônicos
de vidro unidos pelo vértice de modo a deixarem
correr a areia de um recipiente para o outro num determinado
período de tempo. |
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Anemómetro |
Ou
Anemógrafo é um aparelho que serve para
medir a intensidade do vento. |
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Astrolábio |
O
astrolábio marítimo era usado para determinação
da altura dos astros sobretudo a do Sol. Feito em ferro,
a rodela graduada era suspensa por um anel e apontado
pela alidade de modo a poder-se tomar a altura deste.
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Balestilha |
Usado
para medir a altura dos astros era composto por uma vara
de secção quadrada onde deslizava uma outra
na perpendicular. Entre nós só as estrelas
eram medidas com este instrumento sendo o Sol tomado com
o astrolábio. |
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Barquinha |
Aparelho
destinado a medir a velocidade de um barco. Um setor de
madeira preso por um cabo que, marcado com nós
espaçadamente, deixava-se correr por um determinado
periodo de tempo. Daí o name de nó atribuído
à unidade de velocidade de uma embarcação. |
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Binóculo |
No
século XVII o padre Reitha, um investigador alemão,
uniu duas lunetas a que chamou binóculo. Hoje em
dia são acrescentados prismas e azoto de modo a
melhorar-se a qualidade da luz que atravessam as lentes,
havendo mesmo tipos de binóculos onde não
é preciso fazer sequer a focagem do objecto. |
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Bússola |
Não
se sabe bem a origem mas pensa-se que a sua utilização
na Europa veio através dos Árabes que tiveram
conhecimento dela a partir dos Chineses. |
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Bússola
Solar |
Usada
pelos Vikingues para orientarem os seus «knarr»,
este disco em madeira tinha pequenas incisões nos
bordos e uma haste vertical ao centro. |
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Carta
Náutica (Compasso, Esquadro, Réguas Paralelas) |
Desde
os Portulanos até às modernas cartas digitais
o objetivo é o mesmo. Conhecer as áreas
de navegação, costas, portos de abrigo e
distâncias entre pontos. Usando alguns instrumentos
associados traçam-se os rumos, calculam-se distâncias
e marca-se o ponto. |
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Cronômetro
Marítimo |
Íntimamente
ligado ao problema da longitude o cronômetro, foi
apresentado por John Harrison em 1735 e permitiu finalmente
meios para a obtensão da longitude no mar. |
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Decca |
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Sistema
hiperbólico de radiolocalização constituído
por um grupo de estações que emitem com
rigoroso sincronismo de fases, na mesma frequência.
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Diário
de Bordo |
Não
será própriamente um instrumento mas um
precioso e indispensável auxiliar de navegação
onde os registos aí anotados permitem não
só refazer um rumo ou uma posição
como também a história da viagem e da vida
a bordo. |
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Giroscópio |
Aparelho
que contém um sólido ao qual se imprime
uma grande velocidade em torno de um eixo suspenso num
sistema do tipo Cardan permitindo conservar invariável
a direção desse eixo em movimento. Foi,
entre outros instrumentos, usado na bússola-giroscópia.
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